segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sem medo

Há tanto tempo tenho orado recorrentemente ao Senhor com um único pedido... Ousada, em meus momentos de intimidade, eu tenho desejado ardentemente, e assim como Moisés eu quero ver a glória de Deus, esse é o meu pedido! Eu quero descer do monte e não quero me importar se as pessoas acharem estranho o meu rosto resplandescendo....
As pessoas estranharam o rosto de Moisés...
As pessoas temem o novo... o diferente... Por quê? Por que eu não consigo ver as pessoas manifestando a glória de Deus, adorando apaixonadamente, glorificando, exaltando.
As vezes eu olho do altar, quando estou ministrando o louvor, muitas vezes observo que as pessoas se sentem desconfortáveis durante a ministração, ficam sentadas, como se nada estivesse acontecendo, como se a presença de Deus fosse abstrata, efêmera.
A presença de Deus é tão real pra mim, que eu não consigo entender!!!!
Durante muito tempo eu não tinha um lugar, no qual eu pudesse estar a sós com Deus, por que eu sempre dividi o meu quarto com as minhas irmãs, e posso acrescentar a isso o fato de morar em um apartamento no qual podíamos escutar o vizinho de cima cantando no chuveiro, estão qualquer barulhino era audível. Só que às vezes quando as minhas irmãs não estavam, eu podia ficar lá no quarto, e então os momentos que eu tinha de adoração era colocar uma música de louvor a Deus e orar, quietinha, mas eram momentos tão lindos que eu era tão tocada pelo poder do Estpírito, tão ministrada, tão tratada, nada importava afinal de contas.
Hoje na minha casa eu posso me encontrar com Deus quando eu quiser, orar, cantar, adorá-lo extravagantemente, do meu jeito, da forma que for. O Espírito Santo age em sua multiforme graça... Eu posso sentir o seu amor, e tento a todo custo adorá-lo com todo o meu ser!
Esses momentos pra mim são PRECIOSOS, eu não tenho outra palavra para melhor descrever...
As pessoas temem sentir o o fluir da glória de Deus, por que não querem sentir seus corpos, suas almas, suas vidas atingidas, totalmente entregues ao controle de Deus!!!!
As pessoas têm tanto medo de sair fora da ordem, do protocolo, da disciplina, do controle... É por isso que a palavra nos diz que devemos ser como crianças na presença de Deus! Por que se agirmos dessa forma nós nos entregaremos ao controle Dele, aos cuidados do Pai mais zeloso, cuidadoso, afetuoso e amoroso que existe!!!!!!!!
Eu desejo o doce Espírito ardentemente, quero que o Senhor Jesus, e o meu Pai Celestial fiquem bem pertinho de mim, eu desejo suas palavras, seu toque, o seu calor...
Ainda assim eu não estou satisfeita!
Moisés falava com o grande Eu Sou face a face!
ELE DESEJAVA POR MAIS! ELE PEDIU PARA VER A GLÓRIA DE DEUS!
Deus disse a ele que nenhum homem que visse a glória de Deus continuaria vivo! Mas Deus se mostrou a Moisés como nunca se mostrou a mais ninguém. Então Moisés se colocou na fenda da penha, e o Senhor o cobriu com a sua mão, e então passou por ele!! Moisés viu o Senhor pelas costas, pois não poderia ver a sua face, mas sentiu a bondade, a graça e a misericórdia. Aleluia!
Eu não tenho medo... Eu rogo a Ti, Senhor meu, que me mostres a Tua Glória!
Eu não tenho medo...
Eu quero te ver!!!!!!!!
Cobre-me com a Tua mão...
Passes adiante de mim com a Tua presença!!!!
Me mostres a Tua glória!
Eu não tenho medo!
O meu amor por Ti lançou fora todo o medo!
Eu não temo! Eu Te desejo, pois eu pertenço a Ti!
Eu amo o meu Senhor, e eu quero continuar na presença Dele, pois é lá que eu devo estar...
Eu não tenho medo...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Segredo

O meu amor é muito diferente do amor dele.

O meu amor é impulsivo, acelerado, jogado em cima da cama, faz cosquinha, faz manha, e às vezes tá de mau-humor.

O amor dele é sereno, engraçadinho, cheio de cuidado, sedento de muitos beijos, faz manha, e é sorridente de orelha a orelha.

O meu amor aprendeu muita coisa junto com o amor dele: A gostar de cachoro, de crianças, a amar os amigos independente dos defeitos, e ser mais família.

A coisa mais bonita que o amor dele ensinou, foi querer agradar.

Levar no shopping pra agradar, lavar a louça pra agradar, correr 4 km sem fôlego pra agradar, fazer amor pra agradar, comer arroz cru pra agradar, e tantas outras coisas...

A primeira vez que ele me agradou foi na primeira semana de namoro, ele me levou de presente lá no estágio que a gente trabalhava uma blusinha meio mequetrefe, que eu amei, e fiquei toda boba, eu perguntei por quê e ele me disse que queria me agradar.

Eu achava tão esquisito, por que eu queria ser uma mulher independente, que não tá nem aí pro cara, naquela época eu não precisava agradar ninguém, eu tinha o meu dinheiro, pagava 80% da minha faculdade com dança, tava me formando em Direito, me achava, etc e tal... Mas eu ficava com vontade de agradar ele também, afinal de contas ficou um dívida de gratidão né?

Cada vez mais ele fazia coisas pra me agradar, e eu tentava agradar ele também, e assim continuou até a gente casar.

A gente se agrada todos os dias, por que o amor dele disse esse segredo pro meu amor, que mesmo quando os amores são completamente diferentes, o jeito de ficar junto é agradando, como se agradar fosse a única forma de ligar os dois jeitos de amar, é a intersecção que a gente achou quando uniu os nossos corações.

Inspiração X Imitação

Pelo fato de não saber se todas as pessoas que passam por esse blog me conhecem, começo esse post falando um pouco sobre mim. Sou advogada, bacharel em ciências jurídicas, trabalho como funcionária pública, e paralelamente a tudo isso eu convivo com a dança, na Igreja Metodista Central em Campo Grande-MS, sou líder do Projeto Mover, no qual utilizo a dança como expressão de louvor e adoração a Deus, bem como forma de evangelismo criativo.

Atualmente, em virtude da velocidade no acesso de informações que temos com os meios de comunicação, bem como com a rede mundial de computadores, a INTERNET, cada vez mais tem me incomodado ver que as pessoas têm achado muito mais fácil copiar idéias prontas do que criar algo original.

Já me assustei em ver no youtube, a cópia de um espetáculo de dança inteiro, figurino e coreografia de outro grupo renomado, com a principal diferença de que a cópia não possuía a mesma qualidade técnica, cênica e artística do original. Tenho visto personagens inteiros transportados de peças teatrais conhecidas para outras peças em diferentes contextos, com a mesma maquiagem e figurino. E o mais triste de tudo: São pessoas cristãs, em peças e espetáculos cristãos, que por falta de conhecimento, ou não; preferiram pegar uma criação inteira ou parte dela, a criar algo novo.

Cabe aqui colocar alguns conceitos:

Inspiração: s.f. Ação de inspirar ou ser inspirado/ Fig. Conselho, sugestão, agir por inspiração de/ Estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural: inspiração divina./ A força inspiradora; o estro: poeta de grande inspiração./ Coisa inspirada. Coloco subjetivamente a definição de inspiração como um estímulo advindo de qualquer forma e lugar: Emocional, racional, sensorial e espiritual. A inspiração nos permite escrever poemas, coreografar balés, criar peças e personagens, compor letras, melodias, canções, peticionar e sentenciar em processos com perfeição, interpretar, cuidar de doentes, realizar cirurgias, conversar, paquerar, dar um sorriso, aconselhar, desenvolver um programa de computador, construir uma casa, etc...

Cópia: Reprodução, imitação, plágio, clone, backup, "ctrl c".

Um filme, uma foto antiga, uma música, um livro, uma peça, uma flor, o trânsito, o toque, uma conversa, um jogo de futebol pode servir como inspiração para a criação de algo. A inspiração pode até ser declarada, ou aquela bem sutil, percebida somente diante de olhos bem atentos.

Exatamente por ser cristã, artista e conhecedora das leis que eu PRECISO falar a respeito da Lei dos Direitos Autorais - Lei n.º 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, porém não quero que esse texto se torne técnico demais, de forma que vou deixar apenas algumas ponderações para que todos possam conhecer e refletir.

A obra intelectual é protegida por lei, moralmente e patrimonialmente, a criação é propriedade do autor, assim como uma casa ou um carro. Somente ao autor cabe o direito de reivindicar, de assegurar a sua integridade, de utilizar, fruir e dispor de sua obra, sendo então necessária a autorização prévia e expressa do autor, para a execução pública, a tradução, adaptação ou qualquer outra forma de uso da invenção talentosa.

O artista intérprete ou executante também possui o direito de autorizar ou proibir a reprodução, a fixação, a execução pública ou qualquer outra modalidade de utilização de suas interpretações ou execuções.

Assim, a lei ampara tanto o autor, a obra, e o intérprete ou executante para que haja a preservação da propriedade intelectual.

É preciso mencionar a respeito das obras que são de domínio público, ou seja, aquelas obras que tendo passado determinado período de tempo, podem ser executadas sem a autorização do autor.

A legislação brasileira estabelece um período de setenta anos a ser contado de 1.º de janeiro do ano imediatamente posterior ao falecimento do autor, é importante salientar que cada país possui um prazo e normas jurídicas diferenciadas.

Podemos citar exemplos de criações que são de domínio público: As obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa, William Shakespeare. As coreografias de ballet clássico de Marius Petipa, Balanchine, as composições de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Noel Rosa, etc.

Existem também situações que estão isentas de proteção, como ocorre no caso da criação de uma técnica, pois obviamente perderia a sua razão de existir se não pudesse ser reproduzida, estudada, adaptada. Podemos colocar aqui Rudolph Laban, Marta Graham, Vaganova, que criaram técnicas de dança contemporânea, moderna, e clássico, bem como realizaram adaptações corporais ou métodos inovadores nesta arte; a técnica singular de direção cinematográfica de Alfred Hitchcock, e o método autodidata da violonista sul matogrossense Helena Meireles.

Depois de tanta explicação, a qual tentei reduzir ao máximo e evitar o jurisdiquês, o que tenho pra dizer, é isso... Que a arte, as pessoas, os trabalhos bem feitos e executados, as músicas que ouvimos nos INSPIREM a criarmos algo novo, ORIGINAL, belo, que deleitem os olhos, maravilhem os ouvidos, preencham os corações e desafiem as mentes.

Temos que ser testemunho, toda vez que leio um texto maravilhoso na internet e sinto o desejo de compartilhá-lo por email, nem que seja para o meu marido, eu sempre faço questão de colocar a autoria, bem como o endereço eletrônico do qual o texto foi retirado. Muitas coisas me inspiram a coreografar, mas eu tenho a absoluta necessidade de zelar pela minha obra, e pelas obras alheias.

Temos uma mente fértil, e temos ao nosso alcance o Criador supremo de todas as coisas, se pedirmos Ele nos capacitará, nos encherá de CRIATIVIDADE e ORIGINALIDADE, sem que para isso precisemos nos apoiar na inventividade alheia.

A Isabel Coimbra, a Ana Paula Valadão, o Ministério Jeová Nissi, a Cia Rhema de Dança, cada um possui a sua característica, o seu estilo próprio de fazer arte. Ninguém precisa imitar ninguém, pois somos únicos, e podemos muito bem criar algo diferente e excelente, com dedicação, estudo, técnica e perseverança.

Dedico-me muito em oração para a capacitação artística da parte de Deus na minha vida. Ele tem sido a minha maior inspiração! Com as coreografias, figurinos, maquiagem, idéias, planos, projetos, músicas, textos, sonhos...


Ele é o autor da vida, fonte de inspiração, e tudo que eu tenho feito é obra-prima das Suas mãos. Glórias sejam dadas a Deus!


"Deus o encheu com o seu Espírito e lhe deu inteligência, competência e habilidade para fazer todo o tipo de trabalho artístico" (Êx 35.31)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

He & She

Ela é branca, estatura mediana, cabelos castanho escuro, com algumas luzes que possuem intenção de cor de mel, olhos castanhos, que às vezes ficam verdes, e ela adora isso, por que só quem é íntimo o suficiente consegue durante a convivência notar esse detalhe.

Ele é moreno, estatura baixa (se formos considerar a média masculina), cabelos pretos minuciosamente aparados, e os olhos castanhos, que às vezes tornam-se verdes, e ele morre de vergonha de quando notam esse detalhe.

Ela não chega a ser falante, pensa muito e fala de impulso. Definitivamente indecisa, é às vezes tímida, e outras mostra-se para o mundo inteiro.

Quando ele fala, as outras pessoas param para ouvir: Ele sabe escutar, pensar, e prolatar suas sentenças intencionalmente. Definitivamente tímido, ponto final.

Ela tem o seu lugar garantido dentro do peito dele. Ele sabe que ela será eternamente dele.

Ele tem a risada mais gostosa, a voz mais bonita, os olhos mais sinceros e apaixonantes, e o abraço para o qual ela sempre voltará.

Ela é um mar de amor, de raiva paraguaia cozida com italiana, de não-sei-mais-o-quê. Mas ele sabe.

Eles nunca se esquecem daquele dia em que olharam dentro dos olhos castanhos que de vez em quando se tornam verdes e se reconheceram. Dela ter deitado no peito dele e o mundo ter parado. Nem daquele beijo que dentro deles já sabiam ser pra sempre.



P.S.: Ontem eu e Eduardo fizemos 2 anos de casados.