sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Inspiração X Imitação

Pelo fato de não saber se todas as pessoas que passam por esse blog me conhecem, começo esse post falando um pouco sobre mim. Sou advogada, bacharel em ciências jurídicas, trabalho como funcionária pública, e paralelamente a tudo isso eu convivo com a dança, na Igreja Metodista Central em Campo Grande-MS, sou líder do Projeto Mover, no qual utilizo a dança como expressão de louvor e adoração a Deus, bem como forma de evangelismo criativo.

Atualmente, em virtude da velocidade no acesso de informações que temos com os meios de comunicação, bem como com a rede mundial de computadores, a INTERNET, cada vez mais tem me incomodado ver que as pessoas têm achado muito mais fácil copiar idéias prontas do que criar algo original.

Já me assustei em ver no youtube, a cópia de um espetáculo de dança inteiro, figurino e coreografia de outro grupo renomado, com a principal diferença de que a cópia não possuía a mesma qualidade técnica, cênica e artística do original. Tenho visto personagens inteiros transportados de peças teatrais conhecidas para outras peças em diferentes contextos, com a mesma maquiagem e figurino. E o mais triste de tudo: São pessoas cristãs, em peças e espetáculos cristãos, que por falta de conhecimento, ou não; preferiram pegar uma criação inteira ou parte dela, a criar algo novo.

Cabe aqui colocar alguns conceitos:

Inspiração: s.f. Ação de inspirar ou ser inspirado/ Fig. Conselho, sugestão, agir por inspiração de/ Estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural: inspiração divina./ A força inspiradora; o estro: poeta de grande inspiração./ Coisa inspirada. Coloco subjetivamente a definição de inspiração como um estímulo advindo de qualquer forma e lugar: Emocional, racional, sensorial e espiritual. A inspiração nos permite escrever poemas, coreografar balés, criar peças e personagens, compor letras, melodias, canções, peticionar e sentenciar em processos com perfeição, interpretar, cuidar de doentes, realizar cirurgias, conversar, paquerar, dar um sorriso, aconselhar, desenvolver um programa de computador, construir uma casa, etc...

Cópia: Reprodução, imitação, plágio, clone, backup, "ctrl c".

Um filme, uma foto antiga, uma música, um livro, uma peça, uma flor, o trânsito, o toque, uma conversa, um jogo de futebol pode servir como inspiração para a criação de algo. A inspiração pode até ser declarada, ou aquela bem sutil, percebida somente diante de olhos bem atentos.

Exatamente por ser cristã, artista e conhecedora das leis que eu PRECISO falar a respeito da Lei dos Direitos Autorais - Lei n.º 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, porém não quero que esse texto se torne técnico demais, de forma que vou deixar apenas algumas ponderações para que todos possam conhecer e refletir.

A obra intelectual é protegida por lei, moralmente e patrimonialmente, a criação é propriedade do autor, assim como uma casa ou um carro. Somente ao autor cabe o direito de reivindicar, de assegurar a sua integridade, de utilizar, fruir e dispor de sua obra, sendo então necessária a autorização prévia e expressa do autor, para a execução pública, a tradução, adaptação ou qualquer outra forma de uso da invenção talentosa.

O artista intérprete ou executante também possui o direito de autorizar ou proibir a reprodução, a fixação, a execução pública ou qualquer outra modalidade de utilização de suas interpretações ou execuções.

Assim, a lei ampara tanto o autor, a obra, e o intérprete ou executante para que haja a preservação da propriedade intelectual.

É preciso mencionar a respeito das obras que são de domínio público, ou seja, aquelas obras que tendo passado determinado período de tempo, podem ser executadas sem a autorização do autor.

A legislação brasileira estabelece um período de setenta anos a ser contado de 1.º de janeiro do ano imediatamente posterior ao falecimento do autor, é importante salientar que cada país possui um prazo e normas jurídicas diferenciadas.

Podemos citar exemplos de criações que são de domínio público: As obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa, William Shakespeare. As coreografias de ballet clássico de Marius Petipa, Balanchine, as composições de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Noel Rosa, etc.

Existem também situações que estão isentas de proteção, como ocorre no caso da criação de uma técnica, pois obviamente perderia a sua razão de existir se não pudesse ser reproduzida, estudada, adaptada. Podemos colocar aqui Rudolph Laban, Marta Graham, Vaganova, que criaram técnicas de dança contemporânea, moderna, e clássico, bem como realizaram adaptações corporais ou métodos inovadores nesta arte; a técnica singular de direção cinematográfica de Alfred Hitchcock, e o método autodidata da violonista sul matogrossense Helena Meireles.

Depois de tanta explicação, a qual tentei reduzir ao máximo e evitar o jurisdiquês, o que tenho pra dizer, é isso... Que a arte, as pessoas, os trabalhos bem feitos e executados, as músicas que ouvimos nos INSPIREM a criarmos algo novo, ORIGINAL, belo, que deleitem os olhos, maravilhem os ouvidos, preencham os corações e desafiem as mentes.

Temos que ser testemunho, toda vez que leio um texto maravilhoso na internet e sinto o desejo de compartilhá-lo por email, nem que seja para o meu marido, eu sempre faço questão de colocar a autoria, bem como o endereço eletrônico do qual o texto foi retirado. Muitas coisas me inspiram a coreografar, mas eu tenho a absoluta necessidade de zelar pela minha obra, e pelas obras alheias.

Temos uma mente fértil, e temos ao nosso alcance o Criador supremo de todas as coisas, se pedirmos Ele nos capacitará, nos encherá de CRIATIVIDADE e ORIGINALIDADE, sem que para isso precisemos nos apoiar na inventividade alheia.

A Isabel Coimbra, a Ana Paula Valadão, o Ministério Jeová Nissi, a Cia Rhema de Dança, cada um possui a sua característica, o seu estilo próprio de fazer arte. Ninguém precisa imitar ninguém, pois somos únicos, e podemos muito bem criar algo diferente e excelente, com dedicação, estudo, técnica e perseverança.

Dedico-me muito em oração para a capacitação artística da parte de Deus na minha vida. Ele tem sido a minha maior inspiração! Com as coreografias, figurinos, maquiagem, idéias, planos, projetos, músicas, textos, sonhos...


Ele é o autor da vida, fonte de inspiração, e tudo que eu tenho feito é obra-prima das Suas mãos. Glórias sejam dadas a Deus!


"Deus o encheu com o seu Espírito e lhe deu inteligência, competência e habilidade para fazer todo o tipo de trabalho artístico" (Êx 35.31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário